11 Mitos e verdades sobre o primeiro ano do bebê - Angelino - O Anjinho Distraído
60801
post-template-default,single,single-post,postid-60801,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,vss_responsive_adv,columns-4,qode-theme-ver-8.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.2,vc_responsive

11 Mitos e verdades sobre o primeiro ano do bebê

27 ago 11 Mitos e verdades sobre o primeiro ano do bebê

Quando estamos esperando um bebê, o que não faltam são histórias que ouvimos falar. Mas o que realmente acontece no primeiro ano do bebê?

Junto com a gravidez, despertam inúmeras dúvidas. Qual o melhor berço, carrinho e roupas? Que cor será o quarto? Ele terá cólicas? Como será a sua personalidade? Como posso ficar preparada para tudo que irá acontecer durante o primeiro ano do meu filho? Para diminuir um pouco dessas dúvidas, vamos te mostrar aqui os principais mitos e verdades do que acontece durante os primeiros 12 meses de vida do seu filho, confira!

       1. Devo cortar as unhas logo após o nascimento?

Verdade. Alguns bebês nascem com as unhas longas e podem se arranhar facilmente. Prefira cortar quando ele estiver dormindo, pois se mexerá menos. Use uma tesoura própria de forma arredondada e não corte muito para não machucar o bebê.

       2. Os bebês ouvem de dentro da barriga

Verdade. Os ouvidos se formam no primeiro trimestre, sendo que no quarto mês ele já é capaz de ouvir tudo o que se passa do lado de fora e também contribui para o desenvolvimento da linguagem. 

        3. O umbigo deve ficar coberto até que caia

Mito. Para que cicatrize corretamente, ele precisa estar sempre seco e limpo. Após o banho, higieniza com cotonete e álcool 70% para prevenir infecções. 

        4. Na hora do parto, o corpo pode enviar sinais falsos

Verdade! As chamadas contrações de Braxton-Hicks são uma espécie de treinamento que o corpo dá, simulando o que a mãe irá sentir no parto. A diferença entre ela e as contrações reais são a intensidade, ritmo. Contrações de Braxton-Hicks tendem a ser curtas e fracas. 

        5. A barriga desce antes de dar à luz

Verdade. Esse movimento ocorre para que o bebê desça e encaixe para ficar na posição correta no momento de nascer. 

        6. Devo suspender a amamentação quando o bebê tem diarréia

Mito. O leite é a única fonte de hidratação e alimentação do bebê nos primeiros meses de vida. Privá-lo disso pode piorar seu quadro. Em caso de diarréia leve, intensifique a amamentação. Se estiver de moderada a grave, leve ao médico imediatamente.

        7. Bater a moleira do recém-nascido é muito perigoso

 Verdade! Esta região é extremamente frágil e precisamos evitar qualquer batida e chacoalhões para evitar que o bebê tenha possíveis sequelas neurológicas. 

        8. Dormir de lado evita que o bebê tenha refluxo

Mito. Esta posição diminui a circulação do ar e é perigosa para o bebê. Estudos comprovam que deitar o bebê de barriga para cima diminui em 70% as chances de morte súbita durante o sono

        9. Amido de milho é ótimo para assaduras

Verdade! O amido de milho ajuda a absorver a umidade da região e facilita o processo de cicatrização da assadura. Nestes casos, também é importante trocar as fraldas com frequência e realizar a higiene de forma cuidadosa com água em abundância. 

       10. O cérebro do bebê aprende com facilidade durante o primeiro ano de vida

Verdade. Você pode ajudar o seu filho se desenvolver com estímulos que sigam de acordo com a sua idade. Explorar as emoções de modo positivo e mostrar diversas texturas que ele pode encontrar são algumas das sugestões. 

      11. A mãe deve comer por dois durante a gestação

Mito. É comum a mulher sentir mais fome e desejo durante a gravidez. O ideal é manter uma dieta balanceada durante todo o período. Isso não significa que não pode comer um lanche de vez em quando, mas que deve cuidar da alimentação para que seu bebê receba todos os nutrientes de que precisa. O ganho de peso normalmente ocorre porque o organismo sofre grandes alterações hormonais durante os 9 meses de gestação. 

Quer saber mais sobre todas as aventuras que a chegada de um novo bebê irá te proporcionar? Fique de olho no nosso blog e confira!

 

Sem comentários

Enviar um comentário