Angelino - O Anjinho Distraído | Atividades para o Mês do Trânsito.
16484
post-template-default,single,single-post,postid-16484,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,vss_responsive_adv,columns-4,qode-theme-ver-8.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.2,vc_responsive

Atividades para o Mês do Trânsito.

07 set Atividades para o Mês do Trânsito.

É em setembro que comemoramos a Semana Nacional do Trânsito, do dia 18 ao 25. É também o mês do Dia Mundial Sem Carro (22/09/2016), no qual muitas prefeituras e departamentos de trânsito bloqueiam as ruas para os carros para promover a ocupação de pedestres, de forma pacífica e divertida. Junto com a Escola Espaço Feliz, de Curitiba, o Angelino preparou algumas atividades educativas para ensinar noções básicas do trânsito para as crianças. Mas você pode brincar com seus filhos, também. Basta imprimir as atividades e fazer os exercícios. Aproveite para conversar sobre todos os perigos que existem nas ruas e alertar para os cuidados que devemos ter. E então? Vamos brincar?

1 – O Código Nacional de Trânsito estabelece uma regra básica: o maior cuida do menor. E quem tem motor, cuida de quem não tem. Por isso os pedestres têm sempre prioridade. Imprima o cartaz abaixo e cole no quarto das crianças por alguns dias. Elas vão se lembrar dele quando forem adultas e estiverem interagindo no trânsito. Motoristas responsáveis começam na infância. 0 ; )

2 – Crianças menores de 2 anos podem fazer a atividade da faixa de segurança, mas vão precisar da ajuda de um adulto para carimbar pezinhos sobre a faixa. Siga as instruções: passe tinta a base de água nas laterais inferiores das mãos da criança. Em seguida, feche as mãozinhas e decalque sobre a faixa de pedestres do papel, procurando imprimir o formato da sola de um pezinho. Depois é só molhar as pontas dos dedinhos na tinta e decalcar as bolinhas como se fossem os dedinhos dos pés (veja o exemplo abaixo).

3 – Dos 3 aos 4 anos, as crianças já têm condições de entender o papel dos semáforos (ou sinaleiros) no trânsito. Converse sobre a diferença entre os sinais para carros e para pedestres e peça para pintarem as cores das lâmpadas nos lugares certos, explicando o significado de cada uma delas.

4 – Crianças de 5 ou 6 anos estão aptas a fazer a correlação das sombras das crianças com o equipamento de retenção adequado: bebê conforto para crianças de até os 13 kg, cadeirinha de 8 a 19 kg, assento de elevação de 13 a 36 kg e cinto de 3 pontos a partir dos 36 kg. Ajude seus filhos a ligar com um lápis a criança até a sua respectiva sombra.

5 – A parir dos 6 anos, já é possível ensinar o significado de algumas placas de trânsito. Peça para seus filhos numerarem as placas de acordo o o que significam. E para deixar tudo mais bonito, peça para colorirem os desenhos. Boa diversão! 0 ; )

 

baner-transitofaixapesplacaspedestressemaforosombras

 

 

2 Comentários
  • Ana Maria
    Postado em 22:08h, 07 setembro Responder

    Gostei bastante das atividades. Posso usar na minha escola? Como faço para imprimir os arquivos?

Enviar um comentário