Angelino - O Anjinho Distraído | Consumo de suco de laranja deve ser moderado para as crianças.
24067
single,single-post,postid-24067,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vss_responsive_adv,columns-4,qode-theme-ver-8.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.2,vc_responsive

Consumo de suco de laranja deve ser moderado para as crianças.

Screen Shot 2018-07-24 at 6.25.25 PM

24 jul Consumo de suco de laranja deve ser moderado para as crianças.

Consumo de suco de laranja que sempre foi visto como aliado à saúde pode ser um vilão para as crianças quando consumido em excesso.

O consumo de suco de laranja sempre foi visto como algo positivo, pois ajuda a combater a gripe e outras doenças por ser rico em vitamina C. Devido a essa crença popular, muitas vezes é consumido em grande quantidade.

Sua utilização para tratar doenças ocorre há bastante tempo, e no século XVIII ele era usado para o escorbuto. Esse problema é resultado da falta de vitamina C no organismo e causa sangramentos, dores nas articulações e fraqueza.

Como a laranja é rica em vitamina C, consegue combater esses sintomas e ainda fornece minerais e flavonoides.

A vitamina C presente na laranja também é indicada para ajudar no fortalecimento dos ossos. Ela consegue proteger os tecidos dos radicais livres e contribui com a síntese de colágeno. O consumo do suco só é indicado para essa situação para crianças com mais de 4 anos.

Qualquer pessoa deve ter cuidado em relação ao consumo do suco de laranja, principalmente se esse for industrializado. Ele pode ter a adição de açúcares e outros conservantes que não contribuem positivamente com a saúde.

Mesmo os sucos considerados 100% integrais devem ser evitados. O melhor é consumi-lo in natura ou optar pela fruta.

O consumo de suco de laranja e as crianças

O cuidado com as crianças precisa ser redobrado em relação ao consumo do suco de laranja, segundo especialistas.

Segundo a Academia Americana de Pediatria, as crianças de até um ano de idade não teriam nenhum benefício nutritivo ao consumirem suco de laranja. Pediatras ainda afirmam que, apesar dos pais acharem que essa é uma boa fonte de alimentação, trata-se apenas da ingestão de alta concentração de açúcar.

A Sociedade Brasileira de Pediatria também tem opinião parecida em relação ao consumo de suco de laranja pelas crianças. Apesar de estudos indicarem que ele pode aumentar os níveis de DHA no organismo quando consumido como suplementação, ainda não existem estudos suficientes sobre o assunto.

A orientação é que, quando houver o consumo do suco, que ele seja natural (feito da fruta) e que não haja adição de água e nem açúcar. Além disso, o consumo deve ser realizado em, no máximo, até 2 horas para que não haja a oxidação dos nutrientes.

Conforme a idade da criança existem orientações que restringem ou limitam o consumo do suco de laranja para que ele não faça mal.

Para as que possuem até seis meses de idade, o único alimento indicado é o leite materno.

Crianças com mais de seis meses de vida podem consumir o suco de laranja, porém em doses máximas de 100 ml por dia e deve ser consumido após as refeições para reforçar a absorção dos nutrientes.

Crianças de 1 a 6 anos devem consumir no máximo 150 ml por dia. Os maiores, de 7 a 20 anos, também possuem restrição, com um consumo de 240 ml diários.

Quem tem filhos deve se atentar ao consumo de suco de laranja para que as doses máximas sejam respeitadas e o desenvolvimento não seja prejudicado.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net

Sem comentários

Enviar um comentário