Angelino - O Anjinho Distraído | Crianças veganas.
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Crianças veganas.

17 ago Crianças veganas.

Estudos realizados entre 1981 e 1992 com crianças veganas desde o nascimento, mostraram que estas pesam em média menos do que as crianças omnívoras, mas se encontram dentro dos níveis normais de peso e altura. Bebês e crianças criadas com uma dieta vegana variada obtém proteínas e energia adequadas, são saudáveis e crescem normalmente. Embora muito alardeado pela imprensa, são extremamente raros os casos de bebês veganos que sofrem de deficiência de proteína. É comum a ideia de que sujeitar uma criança a uma dieta vegetariana ou vegana pode colocá-la em risco. A realidade é que uma dieta mal planejada, independentemente de ser vegetariana ou omnívora, é a causa principal de desequilíbrios nutricionais. Os primeiros anos de vida da criança constituem o período para desenvolver os hábitos alimentares, por isso é o momento certo para a família fazer a sua opção. Mas seja qual for a decisão, o importante é planejar uma dieta equilibrada.

Dicas para Alimentar Crianças Veganas:

– Como os bebês necessitam de bastante energia, os cereais preparados em casa devem ter uma consistência espessa. Basta adicionar um pouco de azeite de oliva aos cereais para aumentar o seu conteúdo calórico e melhorar a aparência, deixando menos empapado.
– Usar mais óleo de soja ou de cânola, e menos óleo de girassol ou de milho, pois os primeiros estimulam a produção de ácidos graxos, muito importantes para o desenvolvimento do cérebro e da visão.
– Não deixar o bebé encher-se de líquidos antes de comer.
– Usar margarina fortificada com D2 e B12 para passar no pão.

– Extracto de levedura de cerveja com baixo conteúdo de sal é uma boa fonte de vitaminas e minerais.
– Leguminosas (lentilhas, feijões, ervilhas) bem cozidas e esmagadas fornecem energia e proteínas.
– Usar melaço para reforçar as doses de ferro e de cálcio.
– Tofu contém mais cálcio do que leite de vaca e também é muito rico em proteínas.
– Assegurar que a criança tome sol regularmente e introduzir suplementos de vitamina D2 no Inverno.
– Usar leite de soja enriquecido com cálcio, vitamina D2 e vitamina B12.
– Proporcionar à criança uma dieta variada com muitos alimentos frescos adequados à idade.
– Evitar alimentos industrializados, ricos em sódio, gorduras e açúcar .
– Preferir os sucos de fruta naturais com água e não os concentrados ou refrigerantes.
– Encorajar o consumo de vários legumes e frutas coloridas, conforme a idade.

Alguns Nutrientes Chave para Crianças:

Proteínas
As crianças precisam de alimentos energéticos, ou seja, mais calorias do que propriamente proteínas. Com as calorias adequadas um bebê terá um equilíbrio positivo de nitrogénio e irá desenvolver-se bem, com uma dieta na qual as proteínas são fornecidas por uma variedade de alimentos vegetais. Para isso, é importante incluir nas refeições tofu, proteína de soja texturizada, leite de soja e uma grande variedade de legumes, cereais, sementes e nozes.

Vitamina B12
Depois do parto, se o leite materno tiver pouca vitamina B12, podem ocorrer deficiências no bebê – não nas primeiras semanas de vida, mas depois de alguns meses, quando a reserva do bebê acabar. A deficiência de B12 durante a infância é muito rara, mas quando ocorre pode ter efeitos graves. Por isso, é prudente que as famílias veganas usem e dêem às suas crianças alimentos enriquecidos com vitamina B12 (verificar nos rótulos) ou suplementos de B12 (não existe qualquer risco em ingerir quantidade maior que a necessária).

Vitamina D
A maioria das pessoas obtém vitamina D através da exposição à luz solar, mais do que através da alimentação. O leite em pó contém vitamina D suficiente para os bebés recém-nascidos, mas o materno nem sempre fornece a quantidade adequada. Uma breve exposição da pele à luz solar durante a Primavera, Verão e Outono, irá assegurar vitamina D suficiente, mas nunca nas horas mais quentes do dia.
Cálcio
Na pesquisa, nenhuma carência de cálcio foi relatada em crianças veganas. A ingestão de cálcio durante a infiancia e juventude é fundamental para evitar um futuro risco de osteoporose. Os pais veganos, como quaisquer outros, devem assegurar a introdução de alimentos ricos em cálcio na dieta das crianças. Boas fontes de cálcio são melaço, sementes, nozes, legumes, tofu, salsa, figos secos, algas, cereais, leite de soja fortificado.

Ferro
Os bebês podem absorver cerca de 50% do ferro presente no leite materno, mas calcula-se que apenas 10% do ferro presente no leite em pó é absorvido. Boas fontes de ferro são leguminosas, tofu, legumes verdes e frutos secos. Deve-se ter ainda o cuidado de incluir um alimento rico em vitamina C (laranja, kiwi, tomate) juntamente com os alimentos ricos em ferro para aumentar a sua absorção.

Zinco
Existem provas de que malformações ocorridas em alguns bebês podem estar relacionadas com carências de zinco nas suas mães. O leite materno não é uma fonte rica deste mineral e, durante o aleitamento, os bebês recorrem às suas próprias reservas corporais, obtidas durante os últimos 3 meses de gravidez. Por isso, os bebês prematuros podem correr risco de carências em zinco.
Algumas boas fontes de zinco são legumes, nozes, germe de trigo, cereais integrais e tofu.

Fonte: Centro Vegetariano

http://www.centrovegetariano.org/Article-125-Alimenta–o-de-crian-as-veganas.html

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