O poder dos superalimentos. - Angelino - O Anjinho Distraído
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O poder dos superalimentos.

09 ago O poder dos superalimentos.

Alguns alimentos contém substâncias capazes de proporcionar uma melhor qualidade de vida e a prevenção de diversos problemas de saúde. Isso é possível devido a sua concentração de fibras, proteínas, vitaminas e minerais. São os chamados SUPERALIMENTOS.

 Alguns superalimentos já são bem conhecidos dos consumidores em geral, mas há outros que, apesar de terem eficiência comprovada, ainda não fazem parte do cardápio da maioria das crianças.

Confira a seguir os benefícios de alguns superalimentos e comece a incluí-los na alimentação da sua família.

  • Açaí– alimento aliado do coração. Mas, ao contrário do costume, deve ser consumido puro, ou seja, sem adição de açúcar, granola, farinha ou outra fruta.
  • Quinoa– possui as mesmas proteínas do leite materno. É considerado o mais nutritivo dos vegetais. Fonte de proteínas e minerais.
  • Chocolate amargo– é mais saudável que os outros tipos de chocolate, pois é rico em antioxidantes. Mas deve ter pelo menos 70% de cacau e ser consumido apenas um quadradinho por dia.
  • Castanha do Brasil– conhecida também por Castanha do Pará. Combate o estresse e a perda de memória. No entanto, não se pode comer em excesso, pois ela contém selênio, que é tóxico se ingerido em excesso. Basta uma castanha por dia.
  • Salmão– contém ômega 3, substância considerada amiga do coração e do bom humor. Alimentos com ômega 3 também protegem o organismo contra doenças degenerativas e combate o câncer. O salmão também contém vitamina D.
  • Aveia– importante no controle do mau colesterol e no controle de peso, pois devido à riqueza de fibras, confere sensação de saciedade. A aveia pode ser utilizada para preparar bolos, mingaus, sopas, ou para ser misturada a frutas e outros alimentos.
  • Batata doce– rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas, manganês e potássio. Pode ser usada em pratos doces ou salgados.
  • Inhame– fonte de proteínas, potássio, fósforo, carboidratos e fibras. Atua na prevenção de doenças e cálculos renais.
  • Acelga– fonte de vitamina A, B e C. Come-se as folhas e os talos. As folhas ajudam a manter o bom funcionamento cerebral. Pode ser consumida crua, cozida ou refogada.
  • Azeite de oliva– evita o acúmulo de gordura, que provoca doenças cardiovasculares e diabetes, combate a osteoporose e inflamações. A manteiga no pão pode ser substituída por um fio de azeite. Basta duas colheres de sopa por dia.
  • Lentilha– rica em proteína vegetal. Alto teor de fibras, ferro e vitaminas. Possui pouca gordura. Ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.
  • Soja – o grão é rico em proteína vegetal. O consumo está associado ao combate do câncer, obesidade e diabetes.
  • Melancia– pouco calórica. Confere sensação de saciedade. Contém vitaminas A e C. Importante fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda o corpo a combater doenças, como o câncer.
  • Kiwi– tem efeito anti-inflamatório, antioxidante, anticancerígeno e laxativo. Fonte de vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras. Melhora o sistema imunológico, auxilia a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, colabora para a saúde cardíaca.
  • Abacate– rico em gordura monoinsaturada (gordura do bem). Pode ajudar na manutenção ou perda de peso e na redução do colesterol e triglicérides. Contém ainda potássio, magnésio, ácido fólico, proteínas e as vitaminas B6, E e K. Como é muito calórico, o ideal é comer somente metade de um abacate diariamente.
  • Uva-passa– contém fibras, sais minerais como fósforo, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. Fonte de carboidratos. Atua na prevenção de doenças crônicas e degenerativas.
  • Brócolis– rico em vitaminas A e C, fibras, ácido fólico, cálcio, ferro, potássio. Contém propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.
  • Espinafre– as folhas são ricas em vitaminas A, C e K e também luteína, importante para boa saúde dos olhos.
  • Tomate– rico em licopeno (agente antioxidante e anticancerígeno), combate os radicais livres, retardando o envelhecimento e protegendo contra alguns tipos de câncer. Contém vitamina A, do complexo B e C e sais minerais (cálcio, potássio e ácido fólico).
  • Chá verde– desintoxica e queima gordura. Atua no combate ao câncer, doenças cardíacas, diabetes e derrames. Ajuda a emagrecer pois acelera o metabolismo.
  • Amêndoas– ajuda a emagrecer se ingerida com moderação. Reduz o mau colesterol.
  • Nozes– rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais, gorduras poli-insaturadas, como o ômega 6, que ajudam a manter o colesterol bom (HDL). Melhora o sono, previne doenças cardíacas, o câncer e combate o estresse.
  • Cogumelos– há várias espécies de cogumelos comestíveis, todas contêm fibras, vitaminas do complexo B, ácido fólico. Auxilia no funcionamento do intestino, controla o colesterol e favorece o emagrecimento (reduz a absorção de gordura e promove saciedade).
  • Ovos– ricos em proteína, vitamina A e D, além de colina, ferro, zinco e ácido fólico. Atuam na manutenção da força muscular e na manutenção da estrutura das membranas celulares.

 

Fonte: Guia de Nutrição

 

 

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